Alguns testemunhos de participantes em formações presenciais e à distância em Sala de Aula Virtual com o formador José Gomes Ferreira...

O workshop Iluminação de Objetos em Estúdio foi muito proveitoso porque se caracterizou, principalmente, pela abordagem prática de vários tipos de desafios que surgem quando se fotografa objetos com superfícies diferentes, cada um deles apresentando certo tipo de dificuldades. Foi usado diverso tipo de equipamento, algum mais modesto de ponto de vista técnico, que comprovou poder obter-se bons resultados sem que para isso seja necessário grandes investimentos. Foi um bom workshop, útil e prático, dado por um formador competente e experiente. Recomendo.

Fernando Ribeiro (Lisboa)



Há muito que procurava uma formação em Lightroom e quando tive conhecimento da metodologia do José Gomes Ferreira, ou seja, ensino à distância online e personalizada não hesitei.

Os conhecimentos adquiridos foram bastantes úteis e o José Gomes Ferreira mostrou-se sempre disponível e preparado para todas as questões. Ajudou-me a criar o meu fluxo de trabalho na fotografia via LR. Sem dúvida uma excelente experiência. O nível de conhecimento adquirido excedeu as minhas expectativas. Aconselho vivamente!

Recomendo este iniciativa a todos que pretendem participar em formações sem necessidade presencial. Obrigado José Gomes Ferreira.

Jorge Manso (Faro)



SOBRE O WEBINAR “DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA” - 19 AGOSTO 2012

A quem não participou fica aqui o feedback:
Excelente iniciativa levada a cabo pelo José Gomes Ferreira, teve a audácia de juntar 2 gerações de fotógrafos de áreas distintas e que nos presentearam com maravilhosos trabalhos,pelo convívio e debate de idéias e posterior esclarecimentos dos participantes às questões colocadas pelos mesmos. Obrigado Carlos Vasconcellos e Sá, António Homem Cardoso, Edgar Raphael e André Boto .

Ao José Gomes um grande abraço e mais uma vez obrigado pela iniciativa!

Sérgio Sousa (post Fórum Fotografia.net)

Sou aluna do curso de Fotografia e na impossibilidade de assistir à aula presencial, tive uma das aulas de Photoshop através da AULA VIRTUAL. Se ao inicio este conceito pode causar um certo ceticismo, no decorrer da sessão cedo se percebe que a aula, de virtual pouco ou nada tem.

Os conteúdos são apresentados de forma dinâmica, com imagem e som a acompanhar a matéria. De salientar ainda o possível dinamismo e interação entre o professor e o aluno, pois o interface permite, através de várias formas, que o aluno intervenha sempre que tiver dúvidas, tal e qual como se estivesse numa aula presencial.

Por ter sido uma experiência positiva e proveitosa, considero-me uma aluna adepta deste conceito de Aula Virtual.

Lara Lopes – Alfragide

Penso que as aulas virtuais são uma ferramenta extraordinária. O poder ver, ouvir e participar em tempo real tem um valor didáctico muito relevante. Fácil de aceder !!

Obrigado pela atenção e tempo dispensado.

Francisco Onofre – Cascais

Na sequência da aula virtual que nos foi concedida para paginação do portfolio em Lightroom, devo dizer que funcionou como uma primeira experiência neste tipo de aulas, bem como neste tipo de plataformas.


Na minha opinião este tipo de aula funciona na perfeição, pois acaba por ser muito focalizada nos problemas concretos e nas pessoas que estão a participar. Reduz-se bastante os tempos mortos e a distracções face a uma aula normal, para além de estarmos no conforto do nosso local escolhido.


Quanto à plataforma, funcionou muito bem, sem qualquer tipo de falhas. É de fácil configuração, nomeadamente a regulação do som do microfone e dos auscultadores, muito intuitiva e versátil.

Hugo Marques - Lisboa

Bom pessoal o Jose Gomes é um professor fabuloso. Explica muito bem e tem muito jeito para ensinar alem de que sabe bastante do assunto, sem qualquer tipo de duvida. Quanto a sala virtual e bastante bom. Há que tirar todo o partido das novas tecnologias.

Hoje mandei um mail a pedir uma ajuda as 19:45 eram  20:29 já tinha as duvidas tiradas e o problema resolvido.


O LR é um excelente programa para fotografos sem qualquer duvida.

Cumprimentos a todos e obrigado ao Jose Gomes pelas sua disponibilidade.

João Marreiros – Pinhal Novo (post Fórum Fotografia.net)

Deixo-vos o meu feed-back desta formação de LR com JGF que agora concluo.


Realizei a formação através de sala virtual, tendo sido a minha 1ª experiência neste formato e gostei bastante. Aprendi bastante e noto uma clara evolução no LR.


Na minha opinião é excelente, permitindo uma enorme flexibilidade de horários ajustados de acordo com a disponibilidade do formador e formando, é extremamente fácil visualizar a apresentação e colocar qualquer dúvida, pela partilha do nosso ecran e por voz simultânea.


Para além disso a formação foi personalizada, com um formador e um formando.

Em termos de custos, para mim que estou no Algarve, foi muitissimo mais barato, evidando os custos de deslocação. Recomendo e de futuro voltarei, se possível, a utilizar este formato noutras formações.

César Dowling - Tavira (post Fórum Fotografia.net)

Quero agradecer a sua competência e disponibilidade e dizer-lhe que, para além de muito proveitoso, foi para mim um prazer ter a sorte de ter sido seu aluno. Se, no futuro, houver a possibilidade de frequentar aulas, workshops (ou o que for) sobre Lightroom gostaria de aproveitar.

Jorge Paiva – Lisboa

Tive aulas no MEF com o José Gomes Ferreira e gostei muito!!

Luís Conde – Lisboa (post Fórum Fotografia.net)

Se não aprenderem aqui com o Mestre JGF pouca mais gente neste pequeno país vos poderá elucidar acerca de Photoshop/LR. Tem sido um privilégio poder aprender com ele a lidar com as particularidades do Lightroom, agora venha o próximo passo: o CS5!

Sérgio Sousa – Bobadela (post Fórum Fotografia.net)

Sinceramente surpreendeu-me pela positiva, pratico preciso e eficaz, as únicas três situações que pessoalmente não me agradaram foi o tamanho da janela apesar de tudo, mudando torna-se mais fácil de visualizar, a outra questão a zona onde podemos escrever é pequena o que torna difícil a visualização do que escrevemos e para quem possa ter muitas duvidas não será fácil ter rapidez de escrita, porque no meu caso como já tive formação com o prf sei que nada lhe passa ao lado, e que as dúvidas acabarão por ser esclarecidas ao longo da aula.
Mas certamente este será uma questão do próprio modulo do programa. De resto gostei da experiência e acaba-se de se ganhar mais tempo, o que é muito bom! Não será agora mas mais há frente gostava de fazer umas formações sobre alguns programas e este modulo agrada-me bastante.

Gonçalo dos Santos – Barreiro

Minha primeira experiência através de uma aula virtual foi fantástica. Aprendi a matéria, tirei minhas dúvidas e interagi com professor e os colegas. Sem dúvida, uma excelente alternativa de ensino!

Glaicon Emrich – Brasil

Como experiência pessoal da aula on-line "Slideshow no Lightroom", apraz-me mostrar a minha satisfação pelos níveis de performance da apresentação, assim como a interactividade que a aplicação permitiu entre todos os intervenientes, quer oral quer escrita, o que proporcionou uma eficaz assimilação dos conteúdos apresentados. Parabéns e continue com este tipo de iniciativas.

Luís Felgueiras - Lisboa

Excelência na apresentação conteúdos - comprovou o que já sabiamos "in loco"!

Excelência da comunicação - "by your command"!

Excelência na funcionalidade - mesmo para quem usa computadores com "janela", nada falhou!

Excelência na forma/embalagem - genial o som de fundo a recriar a informalidade de um bar (muito bom!)

João Pereira – Lisboa

Desde já quero felicitá-lo pela apresentação que efectuou ontem sobre o tema Criação de Formulários no Acrobat 9.0, foi claramente muito produtiva, pois apesar de no passado já ter dados alguns passos no sentido da criação de formulários, a apresentação foi extremamente elucidativa.

Gonçalo Alberto

A participação na aula de ensino à distância do professor José Gomes Ferreira foi bastante interessante e motivadora para futuras participações. O sistema permite assistir à aula em questão (seja ela qual for) a partir de qualquer local (com acesso web) sem preocupações de deslocações. A interactividade é bastante aceitável sendo possível visualizar tudo o que o professor está a desenvolver no seu computador, ouvindo a sua palestra, bem como partilhar comentários on-line (via chat) com todos os presentes na aula. É ainda possível para os alunos, interagir via micro, sendo da responsabilidade do professor a articulação com todos os participantes de modo a ser mais coordenado e sem atropelos. Em resumo, uma experiência muito agradável e a repetir seguramente.

Rui Santos – Lisboa

Pelo formador o curso podera valer a pena!

Antunes – (post Fórum Fotografia.net)


As minhas felicitações pelo seminário muito bem preparado e desenvuelto.

Ana Mesas - System Engineer Design & Acrobat - Adobe Systems Ibérica - Barcelona - España

Many thanks for the very nice and interesting webinar. It was really great!!!!

It was definitely the best prepared webinar I have ever seen and I have seen a lot ;-)

Julia Zaffarano Channel Sales & Business Development - Nik Software GmbH
Hamburg - Germany

Após ter terminado o curso de Photoshop, quero dar os PARABÉNS!!! por esta forma inovadora e de fácil acesso que é a aula virtual. Foi muito interessante pelo facto de estar comodamente em minha casa, de ter a oportunidade de escolher um horário compatível comigo e de estar a mais de 200km de distância. Visualizar o écran do formador e vice-versa deu-me possibilidade de interagir, que foi outro factor muito importante para este tipo de aulas.

Sofia Guerreiro – Loulé

Em relação ao curso de Lightroom que contigo realizei em formação online posso dizer que o mesmo correspondeu às expectativas e que é uma excelente forma de trasmitir conhecimento. Perde muito pouco em relação à formação presencial com a enorme vantagem de não obrigar a deslocações, poder ser dada a qualquer hora e permitir que uma pessoa se ligue de, virtualmente, qualquer lugar, o que para mim é importante.

Paulo Leal - Queluz

Actualmente vivemos momentos de grandes mudanças. Na área da fotografia deu-se a grande mudança do filme para o digital. Para acompanharmos essas mudanças temos de nos adaptar. Essa adaptação passa por investimentos em nova formação e para tal é preciso tempo. Tempo esse, que para nós profissionais, é cada vez mais precioso. A sala de aula virtual é a solução para esse problema, porque permite-nos aprender sem termos de nos deslocar e perder tempo nessas deslocações. Para quem gere o negócio também sabe que se poupam bastantes recursos financeiros!

Pessoalmente, como profissional e gestor do meu negócio, acho que o futuro passará certamente por isto. Toda a formação da minha equipa será certamente na Sala de Aula Virtual.

Se mudámos do filme para o digital, porque não mudamos do presencial para o virtual?!

Sérgio Garcia – Fotógrafo – Lisboa

...tens um professor que é muito bom o José Gomes Ferreira.

Alkimista – (post Fórum Fotografia.net)

No presente ano, (2008) estive em Berlim a viver e a colaborar como assistente na agência Laif. No âmbito do meu trabalho deparei-me com várias dificuldades no que diz respeito ao tratamento digital de imagens. Assim, foi a solução perfeita ter aulas on-line, uma vez que poderia ter aulas em português, estando a viver na Alemanha, sendo que este método de formação permite que as aulas decorram consoante a nossa disponibilidade, permitindo gerir muito melhor o nosso tempo e o ritmo de aprendizagem.

Catarina Laranjeiro – Berlim (www.laif.de)

A experiência da sala virtual foi fantástica, porque foi como uma aula privada mas com intervenção em grupo. Uma aula pontual, relaxada, concentrada e mais tecnológica não poderia ser.... Um método a experimentar e gostei muito.Valeu a pena.

Ana Paula Carvalho – Fotógrafa – Lisboa

Frequentei o curso online de Photoshop Lightroom 1.4.1 que considero me ter sido bastante útil. Foi a primeira vez que frequentei um curso deste género "à distância” foram cinco dias divididos entre Lisboa e Luanda (Angola) em que tudo se desenvolveu de forma positiva e nem deu para sentir essa distância.

Paulo Franco – Lisboa/ Luanda

Este método é funcional, para ensino e para resolução de problemas, assim como meio de partilhar infomação directamente, ele permite proximidade entre emissor e receptor mutuamente, mesmo quando estamos a uma distância de muitos quilómetros.

Carla Gomes - Faro

Experiência formativa à distância muito positiva.

Expectativas iniciais superadas.

Método e capacidade expositiva do Formador excelente

Evidente disponibilidade do formador para não só esclarecer todas as dúvidas como ainda para aprofundar as questões colocadas. Dicas relevantes.

Conteúdos programáticos abordados de forma muito intuitiva e perceptível

Interacção entre Formador e Formandos muito fluida num ambiente formativo próximo do presencial.

Daniel Bastos - S. João da Madeira


 

TESTEMUNHOS